Santos, Sheila Castro dosSilva, Marialva de SouzaCardoso, Andréa CiminiSantos, Andressa Fernandes Bathe dos2024-08-062024-08-062022CARDOSO, Andréa Cimini. SANTOS, Andressa Fernandes Bathe dos. A gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em Rondônia. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. Coorientadora: Marialva de Souza Silva. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/997Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O presente artigo aborda o tema da gestão escolar e sua devida atuação perante a inserção do cuidador escolar ao acolhimento dos alunos que necessitam de cuidados especiais nas unidades educacionais, evidenciando a necessidade de legislação pertinente aos cuidadores escolar. Primou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionário que serviram para explicitar algumas dificuldades e desconhecimentos relacionados ao papel do cuidador dentro da escola. Esse estudo teve então como problemática compreender qual o papel do gestor diante da inclusão dos cuidadores escolares para o auxílio aos alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. E, se há legislação específica para as funções realizada por estes. O gestor escolar ou diretor é o responsável por manter toda a escola em bom funcionamento bem como pelos planejamentos que norteiam as atividades pedagógicas, possibilitando a comunidade escolar a vivência dos novos desafios e aprendizagens, envolvendo a participação ativa dos demais indivíduos, para isso, é necessário que a escola esteja aberta para novas mudanças como viabilizar a inclusão de alunos com necessidades especiais, fornecendo todo o suporte educacional de acordo com a lei. Obteve-se o resultado de que não há legislação específica e quase não há capacitação adequada a essas pessoas que se doam como auxiliares no ambiente escolar. Percebeu-se, a necessidade de a família estar inserida no cotidiano para assim acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, e logo tem-se a participação do gestor promovendo adaptações necessárias ao ambiente escolar.pt-BRAcolhimentoLegislaçãoInclusãoDesconhecimentoA gestão da Educação Pública e a falta de legislação pertinente que ampare o cuidador escolar: o caso de uma escola no município de Governador Jorge Teixeira em RondôniaTrabalho de Conclusão de CursoReceptionLegislationInclusionUnfamiliarity