Valim, RicardoDanner, Leno Francisco2024-03-182024-03-182022VALIM, Ricardo; DANNER, Leno. As tecnologias da informação a serviço da educação, comunicação, cultura e linguagens indígenas brasileiras contemporâneas. In IV Seminário Saberes em Educação IFSul – Lajeado. 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/827O trabalho intitulado AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, CULTURA E LINGUAGENS INDÍGENAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS, foi submetido, aprovado na modalidade Resumo e apresentado no evento IV Seminário Saberes em Educação IFSul - Câmpus Lajeado a ser realizado 29/10/2022. Evento organizado pelo IFSul Câmpus Lajeado, através do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão – DEPEX.O assunto abordado nesta pesquisa em andamento será a importância das novas tecnologias para os povos indígenas. O objetivo é analisar o fenômeno da demarcação decolonial das tecnologias da informação pelos povos originários em favor de sua proteção e perpetuação de suas culturas. A relevância desta pesquisa reside no fato ampliar os horizontes reflexivos sobre a importância da disseminação epistêmica indígena em nossa sociedade. Se faz necessário responder a uma questão essencial para a pesquisa: o que seria a tecnologia para os povos indígenas? Com o tempo, provaram-se, os povos originários capazes de se adaptar a culturas e realidades para sobreviver e resistir diante das mudanças sociais. Deste modo entende-se que a tecnologia tem papel de destaque na vida destes povos, não para afastá-los de suas tradições, mas porque a tecnologia hoje é vista como ferramenta para a preservação, manutenção, divulgação das tradições. A tecnologia neste contexto visa o fortalecimento das raízes ancestrais e a sua difusão e a proteção de sua linguagem e de seus espaços. Como é o caso da etnia Uru-Eu-Wau-Wau aqui de Rondônia que faz uso da tecnologia (drones) no combate as ameaças da grilagem de terras e a extração ilegal de madeira. A metodologia utilizada nesta pesquisa se deu em fontes da internet e bibliográfica com o uso de autores como Léon Cadogan (1959) e Daniel Munduruku (2012) que em sua obra faz um retrospecto do ativismo educacional do Movimento Indígena Brasileiro. Portanto, todo o processo de construção do estudo se deu de forma teórica o que possibilitou uma fundamentação atualizada para o estudo. A conclusão, até o presente momento, nesta pesquisa é a de que o uso das tecnologias é indispensável para a sobrevivência epistêmica dos povos indígenas brasileiros contemporâneos. Como foi visto sua sabedoria tradicional, agora transmitida de forma virtual, é capaz de transcender os espaços territoriais das comunidades indígenas e chegar até os grandes centros urbanos e acadêmicos com precisão e velocidade. Visando alcançar a construção de uma sociedade onde todos sem exceção, têm o direito de ir e vir e, sobretudo, a plena liberdade de expressão.pt-BRTecnologiasCulturasIndígenasAs tecnologias da informação a serviço da educação, comunicação, cultura e linguagens indígenas brasileiras contemporâneasPresentationTechnologiesCulturesIndigenous