Pereira, AguinaldoFernandes, Cleice Teixeira2025-12-182025-12-182025FERNANDES, Cleice Teixeira. A Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Curso de Pedagogia EAD do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Zona Norte: A perspectiva de graduandos sobre as bases conceituais da EPT. Orientador: Prof. Dr. Aguinaldo Pereira, 2025, 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2275Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado no Campus Porto velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.O presente trabalho tem como tema a formação dos alunos do curso de Pedagogia EAD e a percepção que esses têm de sua formação com base na categoria mundo do trabalho. O objetivo geral é investigar qual a percepção dos graduandos do curso de Pedagogia-EAD do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho/Zona Norte acerca de sua formação. Tendo como referencial autores que atuam sob uma perspectiva da Pedagogia Contra Hegemônica, pautada na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (PH) de Dermerval Saviani, parte-se do entendimento que a formação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deve ter como fundamento as bases conceituais da EPT, na perspectiva contra hegemônica que defende a formação ominilateral e politécnica, visando a formação integral do sujeito, abrangendo todas as dimensões da vida humana - ciência, trabalho e cultura. Assim, a investigação aconteceu no IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, a partir da identificação que os alunos do curso possuem das categorias que são bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. No sentido apresentado, a pesquisa apresenta-se como de abordagem qualitativa; quanto aos meios, foi realizado um levantamento bibliográfico, pesquisa documental e a aplicação de um questionário; para analisar os dados levantados, será utilizado o método da Análise de Conteúdo de Bardin, e como resultados da análise chegamos a duas categorias. Na primeira categoria, intitulada “Formação para o mercado de trabalho”, tratamos como parte dos alunos percebem a sua formação sob uma perspectiva do preparo da mão de obra, na segunda, intitulada “Formação Omnilateral” destacamos como alguns participantes compreendem que sua formação tem como objetivo substancial a formação do sujeito em todas as suas dimensões. Percebemos que ainda há uma contradição na percepção dos alunos acerca de sua formação, fruto também da divisão social do trabalho. Concluímos que mesmo a formação acontecendo dentro de um Instituto Federal, ainda é necessário buscar meios de esclarecer desde o início da formação desses alunos quais as bases que fundamentam a EPT. A pesquisa buscou contribuir com uma reflexão crítica, levando a um entendimento de uma formação a partir dos conceitos basilares da EPT, na perspectiva de uma formação integral do sujeito, e a partir da construção desse conhecimento, elaborar um Caderno de Apoio que possa ser uma ferramenta de contribuição sobre a discussão a respeito da temática.pt-BRBases Conceituais da EPTEducação Profissional e TecnológicaFormação DocenteFormação OmnilateralA Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Curso de Pedagogia EAD do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Zona Norte: A perspectiva de graduandos sobre as bases conceituais da EPTDissertaçãoConceptual Foundations of EPTTeacher Training