Carvalho, Edione Teixeira deBarros, Edson Aparecido2025-04-032025-04-032025http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1704Trabalho de conclusão de cursonamodalidade artigo apresentadoàCoordenação de Curso de GeografiadoInstituto Federal de Educação, CiênciaeTecnologia de Rondônia – IFRO, CampusCacoal.O presente artigo tem por objetivo analisar o papel da geografia no contexto de inclusão no ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA, verificando os avanços alcançados e retrocessos. O procedimento utilizado é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, os materiais analisados são artigos acadêmico, tese, revistas cientificas e livros que promovem a discussão sobre à inclusão escolar, autismo, geografia e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados obtidos mostraram que desde1988 a partir da Constituição Federal, foram criadas diversas leis e decretos que garantem o direito a matricula e permanência de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular, todas essas leis e decretos representam um grande avanço que só foi possível através de lutas de movimentos sociais e compromissos firmados em ações e eventos internacionais. Observemos que no quesito legal que o decreto que representou aos olhos de muitos como retrocesso foi revogado, no entanto ainda não é o suficiente para que posamos dizer que temos escolas inclusivas de fato.PortuguêsEnsino de GeografiaInclusão escolaTranstorno do Espectro AutistaInclusão de alunos com transtorno autista no processo de ensino de Geografia: avanços e retrocessosTrabalho de Conclusão de CursoTeaching GeographySchool inclusionAutism SpectrumDisorder