Espirito Santo, Joelson Barral doFerreira, Raquel Duarte2024-08-212024-08-212019FERREIRA, Raquel Duarte Ferreira. Metodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de Química. 2019.17f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2019.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1129Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A procura por metodologias que contribuam com ensino e aprendizagem é uma busca incessante daqueles que acreditam que a educação seja a ferramenta chave para o desenvolvimento do indivíduo. A música se apresenta como uma opção para desenvolver o aluno de forma lúdica e satisfatória, pois, além de dinamizar as aulas, que mostre a utilização na metodologia no Brasil, bem como sua aplicabilidade e nível de contribuição aos alunos, pois não exige muitos recursos financeiros e colabora com a fixação do conteúdo. O presente trabalho tem a finalidade de averiguar a partir de uma revisão bibliográfica se esta técnica é utilizada no Brasil, se a mesma é aplicável e contribui de fato para que os alunos compreendam o conteúdo.pt-BRMetodologiasQuímicaMúsicaMetodologia de ensino: a música como instrumento de auxílio ao ensino de QuímicaTrabalho de Conclusão de CursoMethodologyChemistryMúsic