Chediak, Sheylla. Pascoal, Carla Priscila dos S. Amorim Junior, Jorge Washington de. Ferrazo, Gedeli. Santos, Sari Possari.2025-05-272025-05-272024CHEDIAK, Sheylla et al (org.). Diretrizes para elaboração do e-book didático das disciplinas do ensino médio integrado. Porto Velho: Temática Editora, 2024. 29 p. Disponível em: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1759978-65-5273-016-9http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1759Este guia foi desenvolvido com o objetivo de orientar docentes e colaboradores na criação de materiais didáticos digitais, dinâmicos, interativos e alinhados com o perfil do egresso e os objetivos educacionais das disciplinas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama.Os e-books didáticos se configuram como ferramentas importantes nos processos de ensino e de aprendizagem do Ensino Médio Integrado e devem estar em consonância com a nossa missão institucional, expressa no Plano Estratégico Institucional 2023 - 2027, que é promover a educação profissional, Científica e Tecnológica de excelência por meio da Integração entre ensino pesquisa e extensão, com foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social sustentável” (IFRO, 2003, p. 28). Este guia apresenta instruções para o planejamento e a estruturação dos conteúdos do e-book, bem como a estrutura das unidades didáticas, de recursos didáticos, design gráfico e aspectos técnicos para a elaboração. Além disso, aborda também pontos importantes como acessibilidade, usabilidade e adaptação curricular para atender à diversidade de nossos alunos.pt-BREducaçãoDiretrizesCriação de ebookDiretrizes para elaboração do e-book didático das disciplinas do ensino médio integradoBookEducationGuidelinesCreating an e-book