Barbosa, Ingrid Letícia MenezesJesus, Sérgio Nunes de2024-09-092024-09-092024BARBOSA, Ingrid Letícia Menezes; JESUS, Sérgio Nunes de. Os gêneros do discurso e a redação do ENEM: o porquê das anulações e eliminações. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 16. n. 7, p. 1-20, 2024.1989-4155http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1225O objetivo desse trabalho é refletirmos, a partir da teoria dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2016), o que enseja o número elevado de eliminação do ENEM por meio da prova de Redação. É válido considerar que a base teórica do dialogismo é estabelecida a partir das camadas das interrelações que permeiam o discurso. Isto posto, aponta para questões fundamentais como o contexto – ideologia – e, principalmente, as significações comunicativas. Sendo assim, a sua ligação com outras áreas do conhecimento torna-se fundamental com os textos que se referendam a outros textos constituídos pela linguagem. Logo, ao partir desses pressupostos, irá definir, diga-se de passagem, com outras vozes / dizeres / discursos / não ditos que se tornam sentidos outros. Assim, utilizamos uma abordagem teórico-metodológica da análise do discurso dialógica analisando os dados estatísticos de notas zero nas redações do ENEM dos anos de 2009 a 2022, com vistas a apontar caminhos para uma formação linguística dialógica.pt-BRRedação do ENEM. Gêneros do discurso. Perspectiva bakhtiniana. Dialogismo.Os gêneros do discurso e a redação do ENEM: o porquê das anulações e eliminaçõesArticleENEM writing. Speech genres. Bakhtinian perspective. Dialogism.