Guimarães, Janneene BrumJesus, Sérgio Nunes de2024-09-092024-09-092024GUIMARÃES, Janneene Brum; JESUS, Sérgio Nunes de. Revista FT, Educação, Volume 28 - Edição 134/maio 2024 / 07/06/2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1237Produção CientíficaA integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao ensino, oferece oportunidades para aprimorar as práticas pedagógicas e incentivar a participação dos alunos, o que propicia maior autonomia aos alunos e amplia as possibilidades de interação em sala de aula. Todavia, é importante investir na formação dos professores e reconhecer o impacto da tecnologia na educação da nova geração. A integração eficiente das tecnologias da informação promove a educação mais significativa, dinâmica e alinhada às necessidades atuais. Nesse contexto, o texto apresenta a importância das TIC, bem como a prática das metodologias ativas em sala de aula, para o processo de ensino aprendizado, ao qual estão inseridos professor-aluno no percurso educacional. Por consequência, explicita também, a necessidade de investimentos na formação do professor, para que esse se integre de maneira efetiva em sua prática docente, visto que, precisa familiarizer-se com as ferramentas tecnológicas, para que haja a condução de forma produtiva dos conteúdos ministrados em suas aulas.pt-BRTICFormação de ProfessorNova GeraçãoIntegrando tecnologia ao ensino:o uso das TIC como ferramenta pedagógicaArticleICTTeacher TrainingNew Generation