Silva, Paulo Lacerda daBatista, Devaldo BritoBatista, Estefane de M. Pereira2025-06-032025-06-032023BATISTA, Devaldo Brito; BATISTA, Estefane de M. Pereira. Tecnologia digital no ensino da biologia. Orientador: Paulo Lacerda da Silva. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1771Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.A incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação vem desempenhando um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino, introduzindo um novo panorama nas salas de aula. Essas tecnologias já fazem parte do cotidiano dos alunos, tornando imperativo estabelecer uma relação significativa, lúdica e estimulante com a Educação. Essa abordagem visa contribuir de maneira substantiva para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes incluindo a elaboração de uma lista de softwares e aplicativos de anatomia 3D que podem ser utilizados pelos docentes no ensino dessa temática. O objetivo deste trabalho foi de identificar aplicativos empregados por professores de biologia para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas, focalizando, em particular, nos aplicativos de anatomia 3D, através de uma revisão bibliográfica no período de 2019 a 2022. Como resultado obtivemos uma lista com dez aplicativos e programas aplicáveis ao ensino da Biologia de anatomia 3D que podem ser utilizados por docentes em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas e interativas.pt-BRTecnologias Digitais na EducaçãoAplicativos 3DAnatomiaTecnologia digital no ensino da biologiaTrabalho de Conclusão de CursoDigital Technologies in Education3D ApplicationsAnatomy