Jesus, Sérgio Nunes deSilva, Simone Matia daDamasceno, Ana Christina de SousaFigueiredo, Juliana dos Santos2024-09-122024-09-122024DAMASCENO, Ana Christina de Sousa; FIGUEIREDO, Juliana dos Santos; SILVA, Simone Matia da. (Orgs.). JESUS, Sérgio Nunes de. (Coord.). Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1. Curitiba: CRV, 2024.978-65-251-6319-2http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1258Produção Científica Acadêmica Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia.A formação continuada de professores é essencial para o aprimoramento dos saberes e práticas constituintes na carreira do educador. Assim, a formação continuada, bem como a troca de experiências e pesquisas possibilitam não apenas a reflexão docente, mas aponta a necessidade de mudanças teórico-práticas diuturnamente. Dessa maneira, o Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume 1 e volume 2, apresenta ao leitor a importância da pesquisa para o enriquecimento da prática cotidiana. A cada discussão teórica, o leitor tem a oportunidade de aprimorar-se a partir de metodologias e dinâmicas que possibilitam a efetivação de ações transformadoras no contexto educacional - as quais transformam a prática do sujeito-professor. Logo, estabelecer conexões entre saberes e práticas, irão apontar de maneira contumaz não apenas o interesse do educador, mas também do leitor, pesquisador e do ‘curioso-social’, aquele que além de se posicionar de maneira crítica, contribui, aperfeiçoa e dissemina que a teoria só é válida com a prática permanente do docente (dentro ou fora do ambiente escolar); esse é o papel fundamental da obra Almanaque de formação continuada do professor - Edição especial, volume1 e volume 2.pt-BREnsino. Educação. Linguagem.Almanaque de formação continuada do professor - Edição Especial, Volume 1Book10.24824/978652516319-2