Santos, Sheila Castro dosBezerra, Manoel GomesPereira, Rosely Lemos2024-08-202024-08-202022BEZERRA, Manoel Gomes; PEREIRA, Rosely Lemos. Os desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento social. Orientadora: Sheila Castro dos Santos. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1103Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Este trabalho inserido na perspectiva de pesquisa qualitativa, com viés bibliográfico, documental, aplicado na tipologia textual descritiva e explicativa, objetivou compreender a dinâmica e organização da gestão de uma escola de cidade pequena do interior de Rondônia em tempos pós-isolamento social. Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia, no período de fechamento das escolas, no período de isolamento social, com as escolas fechadas, enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, a impossibilidade da continuidade de aulas presenciais, causando forte impacto no cotidiano dos alunos e de suas famílias, na comunidade escolar e, especialmente, no trabalho docente. A vivência e desfecho do ensino remoto, breves reflexões sobre o contexto da pandemia e suas associações no contexto didático pedagógico e relação professor-aluno no contexto pós-pandemia. Evidenciou-se, que a gestão escolar tem um importante papel ao possibilitar que todos, que fazem parte da escola se envolvam em novos caminhos pedagógicos traçados e vivenciados com o intuito de fazer com que a escola resista mesmo em um mundo em pandemia.pt-BRAlunosProfessoresPandemiaAulas remotasPerformatividadeOs desafios do gestor escolar em Machadinho D’oeste em Rondônia em meio ao retorno das aula no pós isolamento socialTrabalho de Conclusão de CursoStudentsTeachersPandemicRemote classesPerformativity