Batista, Josélia FonteneleSantos, Wagner Tenório dos2023-12-222023-12-222023SANTOS, Wagner Tenório dos. Guia pedagógico para a realização de um conselho de classe inclusivo nos cursos técnico integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia-Campus Guajará-Mirim. Orientadora: Josélia Fontenele Batista. 2023. 35 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Porto Velho-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/688Produto Educacional apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia.Este guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.pt-BRConselho de ClasseEducaçãoInclusãoGuia PedagógicoGuia Pedagógico para a realização de um Conselho de Classe InclusivoProduto EducacionalClass CouncilEducationInclusionPedagogical Guide