Camacho, Vana Izabel de Araújo ChalenderAlves, Dayane Carvalho2025-07-302025-07-302025ALVES, Dayane Carvalho. A Gestão pública e a qualidade da educação báscia no município de São Francisco do Guaporé - RO. Orientadora: Vana Izabel de Araújo Chalender Camacho. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1912Trabalho de Conclusão de Curso (modalidade artigo), apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaEste trabalho investiga como a gestão pública contribui para a qualidade da Educação Básica em São Francisco do Guaporé, Rondônia, buscando avaliar a eficácia de políticas públicas implementadas, comparar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com outras informações relevantes, e analisar a relação entre a gestão pública e os resultados educacionais no município. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, focando na análise de documentos, especialmente o Plano Municipal de Educação (PME), que foi estabelecido pela Lei Municipal nº 1.237/2015. Também foram levados em conta dados do IDEB, iniciativas de revitalização das escolas municipais, a estrutura da rede escolar local (incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e a Escola Família Agrícola) e o uso de tecnologias, como a plataforma da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Guaporé (SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ).Os resultados indicam avanços significativos na modernização da infraestrutura escolar e na implementação de ferramentas tecnológicas de gestão, como a plataforma SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ. Contudo, desafios persistentes foram identificados, notadamente a estagnação nos resultados do IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental, a necessidade de fortalecer a formação continuada de professores e aprimorar o acompanhamento pedagógico nas escolas. A relevância deste estudo reside em fornecer subsídios para gestores e educadores, oferecendo diretrizes claras para futuras intervenções e o aprimoramento contínuo das políticas educacionais, visando impactar positivamente o planejamento e as práticas no município e em localidades com características semelhantes.PortuguêsGestão públicaEducação básicaPolíticas públicasPMESão Francisco do GuaporéA Gestão pública e a qualidade da educação básica no município de São Francisco do Guaporé - ROTrabalho de Conclusão de Curso