Souza, Francisco Wenderson Pereira dePereira, Jucilene da Silva2025-06-042025-06-042025PEREIRA, Jucilene da Silva. Estratégias de marketing digital para pequenos negócios. Orientador: Francisco Wenderson Pereira de Souza. 2025, 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Tecnologia em Gestão Comercial (EaD) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2025http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1778Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnóloga em Gestão Comercial, junto ao Curso Gestão ComercialO Marketing digital tornou-se uma ferramenta essencial para a sobrevivência e o crescimento dos pequenos negócios. Com o avanço da internet e das redes sociais, é cada vez mais necessário que micro e pequenas empresas adotem estratégias digitais para ampliar sua viabilidade e aumentar suas vendas. Este trabalho tem como objetivo identificar as melhores práticas de marketing digital aplicáveis a pequenos empreendedores, analisando seus impactos e desafios. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em revisão bibliográfica e análise de estratégias digitais, como o uso de redes sociais e tráfego pago. Os resultados esperados incluem recomendações acessíveis e eficazes para a implementação dessas ações, visando fortalecer a presença on-line, atrair e fidelizar clientes. Conclui-se que o marketing digital, quando bem planejado, pode ser um diferencial competitivo, promovendo crescimento sustentável e fortalecimento da marca no ambiente digital.PortuguêsMarketingEmpresaDigitalEstratégias de marketing digital para pequenos negóciosTrabalho de Conclusão de CursoMarketingBusinessDigital