Almeida, José Elias deSilva, Thaís Caroline Martins2024-02-192024-02-192024SILVA, Thaís Caroline Martins. Modalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-RO. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/754Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Ciências BiológicasA presente pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as modalidades didáticas utilizadas pelos docentes considerando os desafios, dificuldades e identificando sugestões de melhorias que possam fortalecer a formação do futuro professor de Ciências. Trata-se de pesquisa fundamentada em uma perspectiva quantitativo e qualitativo. Ou seja, entre objetividade e subjetividade, havendo uma complementaridade em ambas. A pesquisa foi realizada em duas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas na área urbana do município de Colorado do Oeste, estado de Rondônia. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e fechadas, e questões de múltipla escolha. Como resultado, um total de 08 professores das disciplinas Ciências e Biologia concordaram em contribuir com nosso trabalho. O grupo era composto por 3 professores da escola Manuel Bandeira, e 5 professores da Escola Paulo de Assis. Diante dos resultados apresentados nesta pesquisa, observa-se que a maioria dos professores de Ciências e Biologia, fazem uso de diversas modalidades didáticas em suas aulas e que isto não foge à regra em relação aos milhões de docentes espalhados pelo imenso território brasileiro. Dessa forma, espera-se que esta pesquisa, ao destacar a relevância das metodologias didáticas, possa contribuir para que os professores reconheçam o quão enriquecedora a utilização de diferentes abordagens didáticas de ensino pode ser para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito educacional.pt-BRModalidades didáticasEnsinoCiênciasBiologiaModalidades didáticas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública estadual do município de Colorado do Oeste-ROTrabalho de Conclusão de CursoDidactic modalitiesTeachingSciences