Bezerra, Mauro Guilherme FerreiraBarbosa, Gabriel Marcos Rodrigues2023-12-182023-12-182023BARBOSA, Gabriel Marcos Rodrigues. Síntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docente. Orientador: Mauro Guilherme Ferreira Bezerra. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/656Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física.O presente trabalho apresenta um relato de caso que explora a prática de síntese de nanopartículas magnéticas como uma metodologia inovadora na formação docente. Motivado pela crescente relevância do estudo de Nanociência e Nanotecnologia (N&N) no ensino médio, o estudo visa observar de que forma a prática experimental no âmbito da N&N durante a formação docente pode contribuir para a capacitação de professores mais preparados para lidar com tais temáticas na educação básica, conforme sugerem os documentos normativos. A atividade consistiu na realização do processo de síntese através da coprecipitação de nanopartículas magnéticas, incluindo a avaliação de suas características qualitativas e aspecto visual. Inicialmente, os resultados não foram satisfatórios, mas, por meio de ajustes baseados em cálculos e experimentação, alcançou-se o sucesso na síntese e na obtenção do produto esperado. Os resultados destacam o desenvolvimento de competências docentes e a motivação renovada para abordar temas avançados e relevantes no contexto atual. Por fim, ressalta-se a eficácia da síntese de nanopartículas na formação de professores, fornecendo insights sobre o uso de métodos práticos na abordagem de temas relacionados a N&N e na preparação do docente para abordar conceitos fundamentais de Física Moderna no ensino médio, trazendo esta ciência para a perspectiva dos tempos atuais.pt-BRNanociênciaNanotecnologiaFormação docenteSíntese de nanopartículas magnéticas no ensino de nanociência e nanotecnologia para a formação docenteTrabalho de Conclusão de CursoNanoscienceNanotechnologyTeacher education.