Luz, Camila Calazans da SilvaAssis, Ana Karla Costa de2025-09-222025-09-222025ASSIS, Ana Karla Costa de. Marketing no ramo farmacêutico. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial - EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2048Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnóloga, junto ao Curso Superior Tecnológico em Gestão Comercial na modalidade EaD.O marketing exerce influência significativa no setor farmacêutico ao impactar o comportamento do consumidor e a competitividade entre empresas. Este estudo propõe melhorias nas práticas de marketing da Drogasil Porto Velho, buscando conciliar objetivos comerciais com responsabilidade social e promoção da saúde pública. A metodologia adotada incluiu levantamento bibliográfico e diagnóstico situacional, que evidenciaram fragilidades na comunicação educativa, subutilização das redes sociais e ausência de ações voltadas ao uso racional de medicamentos. A partir desses achados, foram propostas intervenções centradas em marketing educativo, digital ético e capacitação dos colaboradores. Conclui-se que a adoção de estratégias alinhadas à ética e à legislação sanitária pode fortalecer a imagem institucional da empresa e ampliar sua contribuição para a saúde coletiva.PortuguêsÉticaSaúde públicaComunicaçãoResponsabilidade socialMarketing no ramo farmacêuticoTrabalho de Conclusão de CursoEthicsPublic healthCommunicationSocial responsibility