Vale, Luiz Américo da Silva doSaurin, Alini Arini Alves2023-12-192023-12-192023SAURIN, Alini Arini Alves. A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química. 2023. p. 43. Trabalho de Conclução de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/663Monografia (Trabalho) de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Química, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Licenciado em Química.O processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.pt-BRNovo Ensino MédioEducaçãoFormaçãoA implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da QuímicaTrabalho de Conclusão de CursoNew High SchoolEducationTraining