Quintela, Ariádne Joseane Félix2025-04-222025-04-222019QUINTELA, Ariádne Joseane Félix. (org). O ensino mediado por tecnologias: um recorte da escola na amazônia ocidental brasileira. Pipa Comunicação, 2019.ISBN 978-85-66530-94-0https://www.pipacomunica.com.br/livrariadapipa/produto/ensino-mediado-por-tecnologias/http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1727O estudo analisa as contribuições do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica (EMMTEC) do ponto de vista de uma política pública educacional, com o intuito de apresentar melhorias nessa oferta e contribuir para a reformulação de 15 programas e projetos dessa natureza.A região amazônica é entrecortada por rios; o acesso a muitas comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas só é possível após longas horas de barco. Essas comunidades mantêm um modo de vida produtivo que depende das caraterísticas locais; por isso, estão distantes dos centros urbanos, assim como de muitos serviços básicos, os quais incluem saúde e educação. Para atender essa população, adotou-se o ensino mediado por tecnologias. A mediação tecnológica, em seu cerne, mantém os agentes educativos da escola em busca de potencializar as ferramentas de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. Tempo, espaço, conteúdo, professores, estudantes e interatividade são elementos presentes nesse modelo utilizado no ensino médio.pt-BREducaçãoEscolaEnsinoTecnologiasAmazôniaO ensino mediado por tecnologias: um recorte da escola na Amazônia ocidental brasileiraBookhttps://doi.org/10.32723/9788566530940