Pinheiro, Aline Gomes LopesDomingues, Silvia Pereira2024-08-212024-08-212018DOMINGUES, Silvia Pereira. O ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA). 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2018.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1122A EJA tem por objetivo possibilitar a aprendizagem e a qualificação permanente, proporcionando uma formação ampla com autonomia dos educandos. Os conteúdos de biologia estudados em sala de aula precisam ser abordados com uma estratégia metodológica que façam com que estes se tornem interessantes para os alunos da EJA. Este trabalho tem por objetivo expor de forma sucinta a importância do ensino de biologia de forma lúdica na EJA. O trabalho realizado se enquadra na metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de fazer um levantamento e análise de um conjunto de trabalhos, na tentativa de construção de uma base de conhecimento, alicerçada na análise comparativa de vários trabalhos. Os jogos pedagógicos proporcionam o desenvolvimento crítico dos alunos, pois estes buscam o conhecimento de uma forma mais espontânea, facilitando a compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado dentro de sala de aula de uma forma mais divertida e atraente aos alunos, fazendo com que o desenvolvimento da aprendizagem seja feito de uma forma mais dinâmica. Conclui-se que os jogos pedagógicos no ensino de biologia da EJA merecem um espaço e um tempo maior na prática pedagógica do cotidiano escolar dos professores, pois estes contribuem para um desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.pt-BRLúdicoEducação de Jovens e AdultosJogos PedagógicosO ensino de biologia de forma lúdica na educação de jovens e adultos (EJA)Trabalho de Conclusão de CursoPlayfulAdult and youth educationEducational games