Oliveira, Ayrton Schupp PinheiroMarrane, Gabriely Carneiro2025-10-092025-10-092025MARRANE, Gabriely Carneiro. Quando a aula sai da escola: possibilidades e dificuldades de ensinar e aprender remotamente em tempos de covid-19. Orientador: Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2066Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso de Licenciatura em Geografia, sob a orientação do professor Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira.A pandemia causada pelo coronavírus desencadeou uma série de desafios no âmbito educacional brasileiro. Sendo assim, o presente trabalho busca compreender as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos durante o ensino remoto emergencial, e teve como objetivo identificar os métodos e técnicas utilizadas pelos docentes para garantir a continuidade do ensino e minimizar os prejuízos causados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, onde buscou-se em meios digitais materiais como artigos científicos, livros, anais de eventos e publicações em sites e revistas de fontes confiáveis para subsidiar o estudo. Os resultados revelaram que os principais desafios enfrentados estavam relacionados a falta de acesso à internet, à equipamentos adequados e à carência de formação docente para o uso das tecnologias digitais. Também foi constatado o impacto emocional negativo sofrido por professores e alunos, além da sobrecarga de trabalho e das limitações familiares. Apesar dessas dificuldades, foram evidenciadas possibilidades e aprendizados importantes, em que os professores descobriram novas metodologias de ensino através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), como o Google Meet, Google Classroom, Google Forms, Zoom, Canva, Padlet, WhatsApp, Instagram e YouTube, inovando assim suas práticas pedagógicas. Com isso, verifica-se que, embora o ensino remoto tenha surgido em meio uma crise sanitária, ele também proporcionou avanços que podem ser aproveitados no futuro da educação.PortuguêsCoronavírusEnsino remotoDesafiosTIDCsQuando a aula sai da escola: possibilidades e dificuldades de ensinar e aprender remotamente em tempos de covid-19Trabalho de Conclusão de CursoCoronavirusRemote teachingChallengesDICTs