Ramos, ArilsonLima, Wiliam Rafael de2024-02-082024-02-082023Lima,Wiliam Rafael de. A importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentável.2023.25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/724Essa pesquisa aborda sobre a contribuição plausível da disciplina de matemática e a sua relação com a sustentabilidade, já que a área de exatas, tem o papel de calcular, quantificar e integrar a utilização dos produtos e o impacto ambiental por meio de informações numéricas, além disso, demonstram a relevância da interpretação e da construção de gráficos, tabelas e outros, assim, o docente deve ser o principal mediador do ensino e constituir cuidados com o meio ambiente e com a natureza. O presente estudo teve como objetivo destacar a importância da Matemática no Ensino Fundamental II para o desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados demonstraram que a Matemática tem papel importante no ensino e nas práticas da sustentabilidade, visto, que através os discentes podem aprender as consequências boas e ruins de suas atitudes no meio onde vive. Conclui-se, que as escolas de educação básica têm papel fundamental no ensino da Matemática em conjunto com a sustentabilidade, assim, o docente deve nortear os estudantes a praticarem ações que influenciem diretamente na sociedade. Portanto, é imprescindível disseminar preceitos e ter atitudes adequadas para levar em consideração a relevância da sustentabilidade ambiental, especialmente para despertar nesses indivíduos um posicionamento crítico de ideias e atividades que visem a construção de uma sociedade sustentável, já que a Matemática pode levar o aluno a refletir através dos cálculos como as mudanças climáticas, a dispensação do lixo no local inadequado, dentre outras, podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente.pt-BRMatemáticaSustentabilidadeInterdisciplEnsino FundamentalA importância da matemática no ensino fundamental II para o desenvolvimento sustentávelTrabalho de Conclusão de CursoMathematicsSustainabilityInterdisciplinarityElementary School