Lima, Wagner Soares deSilva, Elaine Belicia de SouzaPereira, Bruno Silva2025-02-142025-02-142025SILVA, Elaine Belicia de Souza; PEREIRA, Bruno Silva. Fatores determinantes para a escolha de supermercados pelos consumidores de Jaru, Rondônia. Orientador: Wagner Soares de Lima. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública (EaD)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2025.2966-0785http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1629Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Este estudo explorou os principais motivos que levam os consumidores das classes C, D e E em Jaru, Rondônia, a escolherem um supermercado em particular. A pesquisa, realizada por meio de um questionário online respondido por 17 indivíduos, investigou a importância de diversos fatores, como preço, qualidade dos produtos, localização, atendimento e promoções. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor em Jaru, oferecendo insights valiosos para supermercados locais. Através deste estudo foi identificado os aspectos mais relevantes na decisão de compra permitindo que as empresas do setor adaptem suas estratégias de marketing e melhorem seus serviços, visando atender às necessidades e expectativas dos consumidores de forma mais eficaz.PortuguêsComportamento do consumidorEscolha de supermercadoMercado regionalJaruRondôniaFatores determinantes para a escolha de supermercados pelos consumidores de Jaru, RondôniaTrabalho de Conclusão de Cursohttps://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.78Consumer behaviorSupermarket choiceRegional marketJaruRondônia