Teixeira, Érica Jaqueline PizapioTeixeira, Érica Jaqueline PizapioPereira, Miriam Aparecida Orloski de CastroCampos, Nubhia Ketlenn OliveiraPoquiviqui, Rosa Moraes Putaré2025-11-052025-11-052025CAMPOS, Nubhia Ketlenn Oliveira. Educação sexual na escola: relatos de uma sequência didática na formação do professor de biologia. 2025. 23 f. Orientador(a): Profª. Dra. Érica Jaqueline Pizapio Teixeira. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Colorado do Oeste, 2025.2447-0961http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2104Artigo científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Biológicas.Os resultados expostos apresentam um projeto de ensino realizado por licenciandos em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia, Campus, Colorado do Oeste. Explorou a implementação de uma sequência didática voltada para a educação sexual em uma turma do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Seu objetivo desenvolveu-se em disseminar a importância da educação sexual na escola e seu impacto no desenvolvimento pessoal e social dos alunos frente às tecnologias atuais, despertando reflexões no aspecto humano, biológico e social. Com base em um plano de aula estruturado em três encontros, seguindo as orientações de uma sequência didática estruturada. A experiência aproximou-se à Pedagogia Histórico-Crítica, cuja base evidencia a educação como processo humano constituído pela história, cultura e pelas condições materiais do meio, (Saviani, 2011). Assim, foram abordados conceitos fundamentais como: autoconhecimento, anatomia e fisiologia dos sistemas reprodutivos. A metodologia alicerçada pelos conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolveu atividades interativas, como tempestade de ideias, roda de conversa, sensibilizando os alunos sobre a importância da responsabilidade nas relações sexuais e no convívio biológico, psicológico e social. É preciso trabalhar com temáticas semelhantes no seio da escola, evidenciando os desafios da apropriação humana e de sua relação diante da temática herdada historicamente pelo ser humano (Duarte, 2013). Nessa lógica, é aclarada a necessidade em dialogar e refletir assuntos dessa natureza no seio escolar frente às tecnologias atuais, especialmente, no formato de sequência didática e/ou em se tratando da formação docente do professor de Biologia, bem como, da formação dos adolescentes envolvidos no processo.pt-BREducação sexualSequência didáticaFormação docenteEducação sexual na escola: relatos de uma sequência didática na formação do professor de biologiaTrabalho de Conclusão de Curso10.56083/RCV5N2-042Sexual educationDidactic sequenceTeacher training