Ferreira Neto, AntônioSuruí, Mopidaor2024-08-202024-08-202020SURUÍ, Mopidaor. A etnogeometria do povo Paiter Suruí. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1112Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.Este trabalho de conclusão de curso é sobre a Etnogeometria do povo Paiter e tem por objetivo elevar e enaltecer o conhecimento dos integrantes mais velhos da comunidade para transmitir aos mais jovens. Justifica-se, pois, contribuir também nas atividades de sala de aula por meio das teorias do Povo Paiter e também investigar, sob à luz da Etnomatemática, esses conhecimentos no tocante à produção de materiais didáticos a serem utilizados como ferramentas metodológicas nas escolas indígenas do povo Paiter. Para tanto, realizamos um estudo teórico e prático sobre o saber etnomatemático dos Paiter e partiremos da seguinte questão: quais são os saberes tradicionais relacionados às figuras geométricas do povo Paiter? Para responder essa questão, a pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os integrantes mais velhos da Aldeia Paiter da terra indígena Sete Setembro, onde o povo é dividido em quatro clãs: Gameb, Makor, Gapgir e Kaban. Os resultados encontrados apontam para a utilização de várias figuras geométricas presentes na cultura Paiter, em especial, nos artesanatos. Dentro dessa geometria, escolhemos as principais figuras para serem estudadas, como o quadrado, a circunferência, a reta vertical, a reta horizontal, a reta inclinada e a reta perpendicular. A partir dos relatos, percebeu-se que as figuras geométricas compõem a cultura Paiter, desde a construção da maloca, pintura corporal, nos traços dos artesanatos, como panela de barro, flechas e outros adereços. Como estamos envolvidos pela sociedade não indígena e precisamos ter conhecimento dos dois mundos: conhecimento indígena e não indígena, entendemos ser de suma importância usar do conhecimento tradicional para ensinar a matemática ocidental na sala de aula, forma esta encontrada pelos Paiter para manter e disseminar a sua cultura, fazendo com que os saberes tradicionais se façam cada vez mais presentes nas salas de aula.pt-BREtnomatemáticaGeometriaPaiterEducação indígenaA etnogeometria do povo Paiter SuruíTrabalho de Conclusão de CursoSoeitxaweAmaxod mãga wePaiter