Pereira, Rosa Martins CostaAguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino2025-09-022025-09-022025AGUIAR, Luciana Ribeiro Tiburtino. Proeja e formação omnilateral: Estudos de viabilidade para implantação de oferta do proeja nos campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama do IFRO. Orientadora: Rosa Matins Costa Pereira. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) — IFRO, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2029Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Macroprojeto 4– Organização de espaços pedagógicos da EPT Orientadora: Prof.ª. Dra. Rosa Martins Costa PereiraO Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é uma política pública que associa a educação básica à formação profissional de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), os estudos de viabilidade para implantação do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Calama buscam avaliar as condições pedagógicas, estruturais e sociais para atender essa demanda. A proposta visa ampliar o acesso à educação e fortalecer o papel social do instituto na inclusão e promoção da equidade educacional em Rondônia. A pesquisa teve por objetivo apresentar a análise da viabilidade de implantação de oferta do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), nos campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A metodologia adotada nesta pesquisa baseou-se na utilização de fontes de dados primários e secundários, com enfoque em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram coletados por meio da realização de fóruns presenciais com servidores das unidades envolvidas na pesquisa, além da aplicação de questionários direcionados aos docentes. Já os dados secundários foram obtidos por meio de levantamentos realizados em sistemas e plataformas de domínio público, como os disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Assim, o resultado da pesquisa originou a apresentação das discussões, por meio de um e-book das principais barreiras, recursos e oportunidades, que pode fundamentar novas perspectivas na possibilidade de implementação desse programa na vida dos jovens e adultos que não conseguiram completar a educação básica na idade em que a lei regulamenta, bem como a análise da demanda para a implantação no município de Porto Velho- RO.pt-BREducação de Jovens e AdultosEducação ProfissionalPROEJAInstituto Federal de RondôniaPROEJA e Formação Omnilateral: Estudos de Viabilidade para Implantação de Oferta do PROEJA nos campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama no IFRODissertaçãoYouth and Adult EducationProfessional EducationPROEJAFederal Institute of Rondônia