Amorim, Alvino Moraes deAndrade, Eneas Vieira2023-12-202023-12-202022ANDRADE, Eneas Vieira. Formação continuada dos professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Vilhena-RO. Orientador: Alvino Moraes de Amorim. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/679Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia requisito parcial à obtenção do grau de Pós-Graduado em Ensino de Ciência e MatemáticaO presente trabalho tem como objetivo identificar o processo ensino – aprendizagem do ensino de matemática através do ensino médio nas escolas estaduais no município de Vilhena RO, analisando a formação dos professores e investigando com os docentes sobre as atividades de formação continuada realizada nos últimos anos. Sobre a formação de professores no nosso país, com destaque para a formação continuada, pode-se afirmar que está aparece de forma muito fragmentada, construída a partir das tentativas executadas, o que nos faz repensar a necessidade das condições de trabalho dos docentes e a sua trajetória histórica no Brasil. Na formação continuada, o docente precisa estar sempre se atualizando, estudando e buscando novas maneiras de se qualificar em sua profissão, prosseguindo com uma formação contínua, de forma a melhorar suas competências. Apesar das dificuldades, a prática pedagógica deve estar em primeiro lugar, uma vez que para concretizar esses cursos tempo e dedicação são necessários. Pode-se citar ainda o caráter social e político que a História da Matemática possui nas escolas, podendo ser usada nas questões curriculares. Torna-se, portanto, uma ferramenta a ser explorada como uma ciência libertadora do raciocínio, que pode ser criticada e construída, a fim de fazer do aluno um ser pensante e um cidadão capacitado diante a sociedade. Através do resultado da pesquisa, será demonstrado o nível de qualificação dos professores de matemática que atuam no ensino médio no município de Vilhena, além da avaliação de como esses docentes têm se capacitado em formação continuada nos últimos cinco anospt-BRMatemáticaEnsino médioAprendizagemFormação continuada dos professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Vilhena-ROTrabalho de Conclusão de CursoMathematicsHigh schoolContinuing education of teachersLearning