Saraiva, Jucier RicarteBorges, Adriano JoséRigo, Aleksandro AparecidoFagundes, Leticia Medina2025-07-022025-07-022022BORGES, Adriano José; RIGO, Aleksandro Aparecido; FAGUNDES, Leticia Medina. A importância do marketing nas micros e pequenas empresas. Orientador: Jucier Ricarte Saraiva. 23 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1821Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.Esta investigação irá aprofundar a relação que as micro e pequenas empresas portuguesas (pequenas e médias empresas) mantêm com os seus clientes através das RS (redes sociais). O objetivo é explorar se é possível aumentar o número de clientes ativos através da utilização do RS, fidelizar e também aumentar o resultado financeiro. Metodicamente, usamos a entrevista em profundidade com varejistas e gerentes de mídia social para avaliar a realidade do uso de canais digitais como meio de comunicação com os clientes. A partir dessa abordagem qualitativa, foram encontrados padrões de comportamento (na observação de casos particulares) que estavam ou não em consonância com as premissas estabelecidas por autores experientes no tema. Chegamos às conclusões do estudo pelo método indutivo. De acordo com o material coletado, podemos destacar algumas conclusões: Ponto 1: a maioria das empresas não contrata especialistas para gestão de internet; apesar da autonomia em alguns casos louvável, a falta de preparo e falta de conhecimento teórico-genético causa danos às marcas e minimiza os efeitos positivos que as ações cabíveis no SMM (social media marketing) poderiam causar; Segundo ponto: quase todas as empresas realizam publicações contendo apenas conteúdo promocional, o que é considerado uma visão "míope" do marketing porque usa apenas um aspecto do SMM - a promoção de vendas.PortuguêsRedes sociaisSocial Media MarketingMarketingComunicaçãoEstratégiaA importância do marketing nas micros e pequenas empresasTrabalho de Conclusão de CursoSocial networksSocial Media MarketingMarketingCommunicationStrategy