Araújo, Áurea SandraStefanuto, Vanderlei A.Carvalho, Diego Soares2023-04-142023-04-142023ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.2447-1801http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/297Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.pt-BRCiênciaConscientizaçãoEducação profissionalSociedadeCTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetáriosCTSA in Integrated high school as liberating and building practice for planetary citizensArticlehttps://doi.org/10.15628/rbept.2023.11832ScienceAwarenessProfessional educationSociety