Syryczyk, Edilberto Fernandes.Pelosi, Gislane Maria Machado e Silva2025-07-082025-07-082025PELOSI, Gislane Maria Machado e Silva. Abordagens metodológicas no ensino de matemática para alunos autistas: um estudo bibliográfico. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Ensino de Ciências e Matemática); Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1835Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaO objetivo central desta pesquisa é discutir os métodos e estratégias que promovem a aprendizagem de alunos autistas no Ensino de Matemática. É possível organizar e planejar atividades em grupo que favoreçam o desenvolvimento de conceitos matemáticos para estudantes com autismo. Este estudo apresenta grande relevância no sentido que propõe uma abordagem da educação matemática inclusiva em que busca superar barreiras e alcançar a integração plena desses alunos. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o Google Acadêmico como principal ferramenta para a extração de dados bibliográficos. Por meio da pesquisa foram evidenciadas categorias teóricas fundamentais, como políticas públicas, necessidades educacionais especiais e metodologias de ensino em Matemática. Também foi possível a identificação, de fatores e recursos metodológicos que podem tornar o trabalho pedagógico com alunos autistas mais eficiente. Essas abordagens permitem que o ensino de Matemática se torne mais dinâmico, envolvente e adaptado às necessidades de diversos alunos, incluindo aqueles com TEA. A aplicação dessas metodologias permite que a Matemática seja ensinada de forma mais concreta e visual, facilitando o aprendizado de alunos com dificuldades sensoriais ou de processamento de informações, características comuns no TEA.PortuguêsTranstorno do espectro autista (TEA)Necessidades educacionais especiaisMetodologia de ensino de matemáticaAbordagens metodológicas no ensino de matemática para alunos autistas: um estudo bibliográficoTrabalho de Conclusão de Curso