Freitas, Sirley LeiteSilva, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da2023-03-102023-03-102022SILVA, Jhennifer Natiely Lemos Vieira da. O ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistas. Orientadora: Sirley Leite Freitas. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.https://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/190Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito parcial para a Obtenção do grau em Licenciatura em Geografia.Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a denominação dada ao distúrbio no desenvolvimento neurológico, que implica em alterações na comunicação e interação social. No Brasil, o processo de ensino-aprendizagem de alunos com TEA ainda representa um grande desafio para a sociedade e para as autoridades, haja vista que muitas vezes possui caráter exclusivo e não inclusivo. Por conseguinte, o presente trabalho visa a compreensão das particularidades que caracterizam os estudantes com TEA, assim como o conhecimento e análise das metodologias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos autistas durante o ensino da disciplina de Geografia. Os objetivos foram alcançados por meio da reunião de estudos com relevância significativa para o tema, compondo uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias ativas possui importância fundamental para a efetividade do ensino inclusivo e, consequentemente, para o desenvolvimento social e cognitivo de alunos com TEA.pt-BRAutismoGeografiaEnsinoAprendizagemO ensino da geografia na perspectiva inclusiva para alunos autistasTrabalho de Conclusão de Curso