Barboza, Claudemir MirandaEngelhardt, Luana Miranda2023-06-142023-06-142023ENGELHARDT, Luana Miranda. Contribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBID. Orientador: Claudemir Miranda Barboza.2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/381Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Matemática.O presente artigo tem o objetivo de relatar as contribuições do uso das plataformas digitais educacionais para o processo de formação inicial, na percepção de uma acadêmica de Licenciatura em Matemática que teve contato com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As plataformas digitais educacionais citadas neste artigo são consideradas práticas inovadoras e auxiliam no processo de ensino aprendizagem, tornando o ensino da disciplina de matemática mais dinâmico interessante. O estudo revelou que as plataformas digitais educacionais deixam as aulas mais participativas e instigantes, criando um ambiente propício para o ensino, proporcionando experiências gratificantes para alunos e professores e também fornecem recursos para aprimorar as habilidades de ensino e proporcionam um maior acesso ao conhecimento e à informação. Ao mesmo tempo, a utilização dessas plataformas também oferece aos professores e acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades em relação ao uso de tecnologias educacionais e otimizar o uso das ferramentas tecnológicas para construir conhecimento e promover a aprendizagem de matemática. Por fim, a autora 1 traz um relato de experiência sobre a aplicação das plataformas digitais educacionais com alunos de escolas prestigiadas pelo PIBID.pt-BRPlataformas digitais educacionaisMatemáticaPIBIDEnsino remotoContribuições das plataformas digitais educacionais na formação inicial de uma licenciada em matemática, durante o programa PIBIDTrabalho de Conclusão de CursoDigital Educational PlatformsMathematicsPIBIDRemote Teaching