Syryczyk, Edilberto FernandesDuarte, Junior Batista2024-12-092024-12-092024DUARTE, Junior Batista. Sequência Didática: Ponte de Palito. Porto Velho-RO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, 2024. 20 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT). Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. ISBN 978-65-01-23667-4.978-65-01-23667-4http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1531A ficha catalográfica do produto educacional informa que o autor é Junior Batista Duarte e o título é Sequência Didática: Ponte de Palito. O trabalho foi realizado em Porto Velho-RO, no ano de 2024, com um total de 20 folhas. A orientação foi do professor Edilberto Fernandes Syryczyk. Trata-se de um produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os principais temas abordados incluem Educação Profissional e Tecnológica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Estruturas e Edificações. A obra possui o ISBN 978-65-01-23667-4, e a ficha foi elaborada pela bibliotecária Cledenice Blackman, CRB-11-907, vinculada ao Campus Porto Velho Calama do IFRO.O produto educacional "Sequência Didática: Ponte de Palito" apresenta uma proposta didática voltada para o ensino de conceitos estruturais na disciplina de Estabilidade das Construções, do curso Técnico em Edificações. Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), a sequência promove o desenvolvimento de competências técnicas, como a elaboração e execução de projetos estruturais em escala reduzida, análise estrutural utilizando softwares, e definição de sistemas estruturais. A proposta também foca no desenvolvimento de competências complementares, como trabalho em equipe, autonomia, criatividade e liderança. Através de uma abordagem prática, os alunos são desafiados a projetar e construir uma ponte de palitos de picolé, aplicando conhecimentos conceituais (tensão, flambagem, resistência dos materiais, entre outros) e procedimentais (escolha de arranjos estruturais, desenho técnico, e execução de projetos). Além disso, a sequência inclui etapas de avaliação formativa e somativa, valorizando tanto o processo quanto o produto final. Este material serve como modelo adaptável para outras disciplinas e contextos educacionais, aproximando teoria e prática e promovendo o aprendizado significativo na Educação Profissional e Tecnológica.pt-BREducação Profissional e TecnológicaAprendizagem Baseada em ProblemasEstruturasCompetênciasEdificaçõesSequência didáticaPonte de palitoProduto EducacionalProfessional and Technological EducationProblem-Based LearningStructuresCompetencyEdification