Ribeiro, Maria Ivanilse CalderonMaia, FelipeSouza, Daniel Gaio Saraiva deMorais, João Gabriel Marinho2025-07-312025-07-312025MORAIS, João Gabriel Marinho; SOUZA, Daniel Gaio Saraiva de. ODS adventure: uso da gamificação no ensino dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças autistas. Orientadora: Maria Ivanilse Calderon Ribeiro. Coorientador: Felipe Maia. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1916Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso Sistemas para Internet sob a orientação da Professora Mª Maria Ivanilse Calderon.Este trabalho final (TCC) explora o uso da gamificação como estratégia pedagógica para ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando os desafios de comunicação, socialização e aprendizado associados ao TEA, este projeto tem como objetivo desenvolver uma abordagem metodológica inclusiva que facilite a aquisição de conhecimento. Para isso, foi desenvolvido um jogo educacional no estilo RPG (Role-Playing Game), incorporando elementos lúdicos e interativos para tornar os ODSs mais acessíveis e envolventes. A pesquisa seguiu a abordagem do Design Thinking, estruturada pelo modelo Double Diamond, que orientou as etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Atualmente, o jogo está sendo avaliado por especialistas, incluindo psicopedagogos, terapeutas e educadores, que estão avaliando sua eficácia e adequação ao público-alvo. Os resultados preliminares sugerem que as ferramentas de aprendizagem interativas e gamificadas podem aumentar o envolvimento e melhorar a compreensão do conteúdo, apoiando práticas educacionais mais inclusivas alinhadas com os princípios da educação sustentável.pt-BRAutismoGamificaçãoObjetivos de Desenvolvimento SustentávelEducação inclusivaODS adventure: uso da gamificação no ensino dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças autistasTrabalho de Conclusão de CursoAutismGamificationSustainable Development GoalsInclusive Education