Araújo, Jeane Vasconcelos da SilvaNunes, Danilo Augusto Oliveira Pereira2024-12-132024-12-132023ARAÚJO, Jeane Vasconcelos da Silva. NUNES, Danilo Augusto Oliveira Pereira Nunes. Gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem. Orientadora: Cleonete Martins de Aguiar. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1552Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaO presente artigo destaca a importância da gestão democrática no processo de ensino aprendizagem. Da revisão de literatura evidenciamos entre outros, os autores Castro (2008), Colares (2009) e Luck (2007). Destacamos primeiramente breve histórico da gestão democrática; em seguida a gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem; e por fim, estratégias para uma gestão democrática eficiente. O objetivo deste estudo é compreender como funciona a gestão democrática e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico com caráter qualitativo. A pesquisa buscou demonstrar que a gestão democrática é um elo entre gestão escolar e comunidade escolar para a tomada de decisões da escola, favorecendo a aprendizagem dos alunos e sua cidadania desde cedo.PortuguêsEducaçãoGestão DemocráticaEspaço escolarGestão democrática e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso