Jesus, Sérgio Nunes deDias, Chicoepab Suruí2024-08-212024-08-212018http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1139O presente artigo trata dos saberes matemáticos dos Povo Paiter Suruí, no contexto das suas realidades e convivência do cotidiano, com objetivo de verificar como os mesmo assimilam as mudanças e constroem estratégias da continuidade do conhecimento etnomatemático a partir dos múltiplos processos de mudança que se realizam na Terra Indígena. Para tanto, fez-se um estudo bibliográfico, e analises dos trabalhos acadêmicos dos pesquisadores Paiter Suruí e do meu próprio conhecimento a partir do etnoconhecimento como membro da Aldeia Paiter, da linha 09. Os resultados da pesquisa foram, o entendimento da importância do conhecimento diversificado, a etnomatemática corresponde as diversas formas e variadas culturas de matemáticas. Assim entendemos que o conhecimento matemático dos Paiter Suruí que é uma da etnomatemática, com características próprias, deveria ser reconhecido, pelo Estado Brasileiro para componente curricular da Educação Escolar Indígena. Pois, o contato com a Matematica do não indígena não deve substituir a tradicional, ambas devem caminhar juntas para que não haja a desvlorização das caracteristicas de um povo.pt-BREtnomatemáticaPaiter SuruíInterdisciplinaridadeEducação indígena: práticas tradicionais da Etnomatemática dos Paiter Suruí, Cacoal - RondôniaTrabalho de Conclusão de CursoEthnomathematicsPaiter SuruíInterdisciplinarity