Gomes, Iza ReisFerreira, Iramaia G.202420242023FERREIRA, Iramaia G. A Segurança dos alimentos nos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio do IFRO: aprendizagem baseada em problemas. Orientadora: Iza Reis Gomes. 2023. 44 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1367Prezado (a) professor (a)! É com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliálo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitos. Desta forma, corrobora-se com o que Ciavatta (2005, p.85) discute a partir de uma educação integral, quando afirma que Nesse caminhar, então, é que este PE objetivou pensar em uma sequência didática, elementos constituintes de auxilio ao professor para refletir e atingir essa formação humana integral pautada, especialmente, em suas premissas de promoção de saberes, de práticas, por meio da cultura, da ciência, do trabalho e para além, conceber a educação humana em uma realidade, a partir da totalidade, cujos aspectos da vida humana são formados a partir de diferentes conexões, de inter-relações. Por fim, desejamos um excelente trabalho com este material didático.pt-BREnsino de segurança dos alimentosSequência didáticaAprendizagem baseada em problemasA Segurança dos Alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem Baseada em ProblemasProduto Educacional