Jorge, Felipe Sérgio BastosOliveira, Jenifer Laurinda dos Anjos2024-01-292024-01-292024OLIVEIRA, Jenifer Laurinda dos Anjos. Branding e marketing aplicado a espaços comerciais: uma análise e projeto de loja conceito da marca Natura. Orientador: Felipe Sergio Bastos Jorge. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/710Trabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista.A arquitetura comercial não é apenas a construção dos espaços comerciais, o ramo procura expressar a identidade das marcas, cumprir o processo da venda e também fazer com que o público-alvo estabeleça uma conexão com a marca através de experiências sinestésicas. Na primeira etapa deste Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo, foi possível entender como o branding e o marketing são aplicados nas lojas de varejo. Como método foi adotado a revisão bibliográfica, estudos de caso sobre a marca Natura e o comparativo de dois de seus projetos. O primeiro projeto foi analisado por walkthrough na loja na loja Natura do Shopping Estação em Cuiabá/MT, que permitiu a realização de fotografias, apêndices, esquemas e analisar o espaço como o próprio usuário, complementado pela pesquisa virtual do segundo projeto, o novo conceito desenvolvido pelo METRO Arquitetos. Na segunda etapa foi realizado o anteprojeto de uma loja conceito da Natura para a cidade de Vilhena/RO, adotando a essência da Região Amazônica, para além da venda e conexão com a marca, proporcionar aos usuários autoconhecimento cultural. O presente pesquisa tem como finalidade compreender conceitos do universo comercial, arquitetura, design, administração, psicologia, empreendedorismo, dentre outros, a fim de estabelecer uma base teórica para as tomadas de decisões projetuais. Por fim, ao colocar em prática o projeto constatou-se que só se atende a demanda do mercado se a arquitetura, design e marketing estiverem correlacionados.pt-BRBranding e marketing aplicado a espaços comerciais: uma análise e projeto de loja conceito da marca naturaTrabalho de Conclusão de Curso