José Jarlisson dos SantosSérgio Nunes de JesusElizângela Ataíde de Souza2024-12-092024-12-092024-11-30SANTOS, José Jarlison dos; JESUS, Sérgio Nunes de; SOUZA, Elizângela Ataíde de. Tecnologias no processo educacional: transformações pedagógicas e desafios ao / no ensino. Revista ft, 20241678-0817http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1527Nos últimos anos, a tecnologia se tornou essencial no cenário educacional, pois transformou de maneira significativa a forma de como os alunos ‘aprendem’ e de que maneira os professores ‘ensinam’. Essa dualidade aponta para o processo e inserção da tecnologia na / para educação – principalmente ao destacar benefícios, desafios e impactos nas concepções teóricas educativas, bem como nas práticas instituídas no contexto pedagógico. Dessa maneira, buscou-se aqui, revisitar não apenas a literatura pertinente, mas também discutir as dimensões tecnológicas e seus papeis na aprendizagem, engajamentos, habilidades e, acima de tudo – entender que o ‘acesso à informação digital’ é uma esfera dual que requer aprender novos desafios, ‘quebrar paradigmas’ e aceitar os riscos impostos na formação continuada do professor. Assim, o presente texto aponta possibilidades, mesmo que teóricas, capazes de oportunizar teoria e prática do mundo digital que, na medida do possível, facilita o processo educacional como ferramenta transformadora dos desafios incorporados ao ensino no mundo moderno.pt-BRTecnologia Educacional.Ações Pedagógicas.Ensino.Tecnologias no processo educacional: transformações pedagógicas e desafios ao / no ensinoArticle10.69849/revistaft/fa10202411301844