Lima, Wagner Soares deNascimento, Adriano David Pinheiro doBatista, Lídia de Sena2025-02-112025-02-112024Nascimento, Adriano David Pinheiro do; BATISTA, Lídia de Sena. Portais eletrônicos municipais de Rondônia: análise comparativa de maturidade digital, transparência e interatividade. Orientador: Wagner Soares de Lima. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública (EaD)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2024.2966-0785http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1609Artigo científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso Gestão Pública sob a orientação do professor Wagner Soares de Lima.Os portais eletrônicos são ferramentas essenciais para promover a transparência e a eficiência na administração pública, especialmente no contexto da transformação digital. e estudo analisa comparativamente os portais eletrônicos das prefeituras de Porto Paraná e Ariquemes, em Rondônia, para avaliar seus níveis de maturidade digital, interatividade e transparência. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa e tória, com coleta de dados baseada em análise documental e aplicação de checklist adaptado do modelo de maturidade de Lechakoski e Tsunoda (2015). Os resultados indicam que o portal de Porto Velho alcançou o estágio transacional, Ji-Paraná e Ariquemes permaneceram no estágio dinâmico, evidenciando desafios relacionados à organização, acessibilidade e frequência de atualizações. As propostas de melhoria incluem maior integração de serviços, automação de processos e adoção de ferramentas interativas. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que reduzam disparidades regionais e promovam maior equidade no acesso aos serviços digitais.pt-BRMaturidade digitalInteratividadeTransferênciaPortais eletrônicosAdministração públicaPortais eletrônicos municipais de Rondônia: análise comparativa de maturidade digital, transparência e interatividadeTrabalho de Conclusão de Cursohttps://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.64