Mesquita, Alan AndradePessoa, Wanderson Milad2023-11-172023-11-172023PESSOA, Wanderson Milad. O marketing como ferramenta na melhoria do serviço público: uma revisão bibliográfica. Orientador: Alan Andrade Mesquita.2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/561Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O presente trabalho tem como objetivo apresentar a ferramenta do marketing no serviço público , demonstrar sua necessidade premente de mudanças, haja vista empregar o modelo da administração pública gerencial adotada no Brasil com aspectos visíveis já na década de 90. Esse interesse também tem contagiado as instituições públicas, mesmo que de forma lenta, alguns gestores têm buscado implementar as ferramentas do marketing no momento de desenvolver políticas públicas para a sociedade. Assim, pretendeu-se construir um ensaio teórico expondo algumas questões pertinentes à temática da comunicação e marketing público, com foco na administração pública brasileira. Para tanto, se partiu da seguinte questão de pesquisa: qual o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do setor público? Como objetivo geral buscou-se compreender o papel que a comunicação e o marketing podem assumir na melhoria do desempenho do setor público e no desenvolvimento da sociedade. Além disso, o estudo contribui para identificar as inovações da comunicação e marketing no setor público.pt-BRServiço públicoRedes sociaisInternetGestão públicaO marketing como ferramenta na melhoria do serviço público: uma revisão bibliográficaTrabalho de Conclusão de CursoPublic serviceSocial mediaInternetPublic Management